dc.description.abstract | Este trabalho investiga como as estampas de tecidos e bordados são utilizados na pintura contemporânea, como poética e reflexão cultural das identidades populares. Como os artistas se apropriam dos fazeres populares, ressignificando saberes e promovendo o sentimento de pertencimento e de identidade nacional. Esta investigação se justifica porque na contemporaneidade as linguagens artísticas, antes tão distintas se ressignificam e se mesclam, propondo visualidades e poéticas que se apropriarem de técnicas e materiais artesanais presentes no cotidiano, não só materializando os imaginários populares como oportunizando ao espectador reflexões sobre o fazer identitário presente nas culturas populares. Torna-se assim viável analisar a materialização de objetos e materiais utilizados historicamente por artesãos, na pintura com temáticas que levam à reflexão sobre a construção da identidade afetiva. Investigar obras que se apropriam do fazer artesanal como poética identitária, identificando artistas do cenário internacional e nacional que se inspiraram e se dedicam à arte têxtil contemporânea. Exemplificar como a pintura tradicionalmente bidimensional, se manifesta tridimensionalmente como modalidade híbrida no fazer artístico, expressando a importância dos fazeres cotidianos e culturais no reconhecimento de pertencimento a um grupo social. E reconhecer a influência de artistas do modernismo e pós-modernismo que influenciaram direta e indiretamente a expressão artística materializada na arte têxtil, que promove um novo fazer, um fazer pessoal e identitário. | pt_BR |