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dc.contributor.authorMendonça, João Marcos Pereira
dc.date.accessioned2019-01-29T04:16:48Z
dc.date.available2019-01-29T04:16:48Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/169
dc.description.abstractEssa atividade tem como objetivo identificar os elementos visuais característicos das histórias em quadrinhos para a montagem de um glossário e apresentar aos alunos as características da história em quadrinhos biográfica Santô e os pais da aviação. Pode ser feita em parceria entre as disciplinas de Artes e Português. Para isso, pode ser proposta uma investigação acerca do repertório dos alunos em relação a esses elementos, como um processo inicial de apreensão destes, estimulando-os a elaborar os conceitos dos elementos característicos dos quadrinhos. Posteriormente, podem ser complementados ou introduzidos pelo professor os conhecimentos necessários em relação aos elementos diagnosticados e a outros não percebidos pelos alunos. Na utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula, independentemente da sua tipologia, é importante que o aluno conheça os recursos que elas oferecem. Para essa atividade, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar os elementos visuais característicos das histórias em quadrinhos para compreender suas funções, significados e recursos para contar uma história. Esse diagnóstico pode ser feito a partir das histórias em quadrinhos dos próprios alunos. Após essa discussão, o professor pode pedir aos alunos para que montem um arquivo com esse glossário, com o registro dos principais conceitos dos termos específicos dos quadrinhos, tais como personagens, tipos de balões, tipos de planos, onomatopeias entre outros. Esses elementos podem ser ilustrados pelos próprios alunos ou recortados e colados de revistas em quadrinhos. A partir dessa etapa inicial, pode-se estabelecer, junto com os alunos, as diferenças e semelhanças entre as produções levadas por eles e a obra Santô e os pais da aviação. Essa análise pode identificar aspectos como o uso da cor, quantidade de páginas, tipos de personagens, formas de diálogo, cenários, apresentação dos quadrinhos entre outros. Esse diagnóstico contribui para introduzir uma história em quadrinhos que foge aos padrões de leitura mais usual entre os alunos do ensino fundamental. As produções em quadrinhos nessa faixa etária geralmente possuem uma quantidade menor de páginas, muitas cores e personagens de ficção, ao contrário de Santô, que tem uma quantidade maior de páginas, imagens em tons de cinza e cujos personagens são figuras históricas. O glossário pode servir de suporte para identificar em Santô a forma como os recursos dos quadrinhos aparece nessa obra. Uma dessas diferenças aparece nas páginas 128 e 129, em que Spacca apresenta os pesadelos de Santos-Dumont (Figura disponível no repositório). No lugar dos tradicionais quadrinhos em forma de nuvens, que representam pensamentos, lembranças e sonhos, temos quadrinhos sinuosos que também refletem as inquietações de Santô em relação aos resultados de seus inventos. O professor de Artes pode, entre outras questões, explorar a importância dos elementos visuais para a depreensão do contexto e do sentido da história, tratando questões como as expressões faciais e a postura corporal dos personagens em relação ao texto, entre outras possibilidades de abordagens.pt_BR
dc.format.mimetypeimage/jpegpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceOLIVEIRA, João Spacca de. Santô e os pais da aviação. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. 168 p.pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectSantô e os pais da aviaçãopt_BR
dc.subjectSpaccapt_BR
dc.subjectBiografiaspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - sala de aulapt_BR
dc.titleSantô e os pais da aviaçãopt_BR
dc.typeObjeto de aprendizagem - EMHQpt_BR


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