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dc.contributor.advisorBonfim, Lucília M.G.A
dc.contributor.authorSanches, Ricardo Roger
dc.date.accessioned2018-08-01T12:56:10Z
dc.date.available2018-08-01T12:56:10Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/42
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se a concepção de virtude na Ética espinosiana e seu papel no caminho que conduz o homem à liberdade, evidenciando o quanto o sábio é mais potente que o ignorante, pois o sábio busca conhecer as virtudes a partir de suas causas, como meio de regular os afetos por amor incondicional à liberdade. A virtude em Espinosa pode ser entendida como força, como a perseverança do ser, a expansão do conatus, a potência de agir. A virtude assim determinará a teoria dos afetos, é o desejo que se segue das ideias adequadas, sendo alcançada pelo uso da razão. A pesquisa realizada é teórica de natureza bibliográfica. É, sobretudo, na parte V da Ética (1677) – que trata da potência da razão como poder sobre os afetos, o que é a liberdade humana ou a beatitude da mente, que se encontra desenvolvido o objeto de análise do presente artigo. A Ética conclui, que a liberdade será proporcional ao conhecimento no homem, sendo assim, quanto mais se conhece a causa, mais livre o homem será e mais se realizará. Assim, o caminho para uma vida livre baseada nas virtudes é árduo, mas pode ser encontrado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVirtudept_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleConcepção de virtude em Espinosapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFilosofiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR


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