dc.description.abstract | Há tempos, historiadores buscam novas formas e instrumentos que podem contribuir
para a compreensão da complexidade histórica. Uma das manifestações culturais
mais presentes no cotidiano da população, seja ela brasileira ou não, é a música. A
relação História e Música já vem de anos, e, cada vez mais, historiadores se
aprofundam em termos teórico-metodológicos nos assuntos voltados a musicalidade
e ao retrato da vida social através desse tipo de manifestação. Um período de fortes
intervenções estatais no âmbito cultural caracteriza-se através dos anos 1930 a 1945,
na chamada Era Vargas. Um Estado autoritário em busca de controle social e ordem,
utiliza-se dos meios de comunicação – dentre eles, a produção musical –, como
manobra de manipulação da população brasileira e busca por uma imagem externa
de uma identidade nacional progressista e em pleno desenvolvimento, usando como
artefato ideológico o trabalho. Por meio da revisão bibliográfica, este artigo, objetiva a
análise historiográfica já existente, a discussão a respeito de um sistema musical
como fonte histórica e a investigação, na prática, do uso da fonte musical para
contribuição histórica. A música produzida neste período mostra na sua letra e
também, na sua musicalidade, aspectos pontuais de como era viver sob a instalação
de um mundo moderno, sob a diversidade social e cultural e sob a interferência do
Estado autoritário no cotidiano da população. | pt_BR |