A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
Abstract
A monografia exposta, explana acerca da arte com o barro, elucidando sobre as esculturas de barro em diversas regiões brasileiras, abordando manifestações artísticas culturais que narram a historicidade sócio-política de um povo, comunidade, e do processo poético de Francisco Brennand. O barro é um material de fácil acesso e de baixo custo, havendo diversos tipos de massas, entre elas estão, a argila, marfim, creme, branca, tabaco, terracota, paperclay, argila de papel, e etc. E seu fazer artístico está ligado inteiramente ao trabalho manual, explorando a sinestesia do modelar, de tatear e do sentir a liga e a textura deste material extremamente maleável, e que existem inúmeras possibilidades de molda-lo. A poética processual depende do período em o artista produz a sua obra, comumente os vasilhames e as estatuetas da ilha do Marajó-PA, que expressam uma característica artística única tanto em sua formalidade quanto a sua iconografia. Bem como o processo poético das obras artísticas tridimensionais de Francisco Brennand, um artista visionário que reformou e instalou a antiga olaria da Várzea de Recife, a maioria de suas obras voltam-se ao aspecto utilitarista, compostas por uma incrível volumetria de formas absurdas.