A Importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem
Abstract
O objeto deste trabalho é o estudo, dentro do contexto escolar, da introdução dos jogos e brincadeiras na realização das atividades propostas, respeitando sempre o nível de desenvolvimento no qual a criança esteja no momento, favorecendo assim o aparecimento do interesse e da motivação do aluno em sua realização, visto que a educação é condição indispensável para o desenvolvimento. A pertinência psicopedagógica desta questão é que sua utilização no processo de ensinoaprendizagem efetiva uma proposta de trabalho centrada no total envolvimento do aluno nas atividades. Como metodologia adotou-se uma pesquisa bibliográfica buscando na literatura pertinente textos que ajudassem no entendimento do jogo como instrumento técnico a ser utilizado, constituindo-se em auxílio eficiente ao alcance dos objetivos propostos que são demonstrar a importância do lúdico nas atividades escolares, estudar a questão da relevância de ensinar brincando, identificar as diferentes formas da sua utilização e compreender a função dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Sugere-se assim, o uso do lúdico nas atividades escolares, sempre que possível, pois facilita a estimulação das mais diversas áreas do conhecimento e contribui para enriquecer a interação professor-aluno naturalmente, sem aquela apatia que constantemente rodeia nossas salas de aula. Portanto essa motivação para aprendizagem tem como objetivo se atingir uma determinada meta: abranger de forma lúdica a aquisição do conhecimento e para que isso aconteça torna-se necessário que educadores tomem consciência de sua importância no favorecimento deste ambiente propício e estimulador do interesse dos alunos e de uma educação que busque a formação do ser integral. Esse processo precisa também privilegiar a busca de uma educação de qualidade. Daí a necessidade de atualização e qualificação permanente de educadores, sem os quais, o conhecimento não tem como ser transmitido de forma eficaz. A intenção é demonstrar como podemos utilizar o jogo e a dimensão lúdica do conhecimento para formar cidadãos mais atuantes e menos comprometidos pelo analfabetismo.