Educação do talento: contribuições do método Suzuki para a educação musical infantil
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Método Suzuki para a
Educação Musical Infantil. “Como ensinar Música” é uma tarefa que remonta aos
tempos da Grécia Antiga, perpassa a Idade Média, tem importantes avanços na Idade
Moderna, mas, só no início do Século XX que, com o surgimento e o fortalecimento
de ciências como a Psicologia, a Sociologia e a Filosofia tornou-se, de fato,
preocupação de teóricos e educadores musicais, que repensaram, formalizaram e
sistematizaram o ensino e a aprendizagem de música, com ideias contrastantes às
propostas pedagógicas tradicionais até então vigentes. Nesse período, surgem os
teóricos da chamada “primeira geração” de educadores musicais, das intituladas
“Metodologias Ativas”, como Dalcroze, Orff, Kodály e Suzuki, que construíram
propostas inovadoras e revolucionárias para a educação musical ao utilizarem o corpo
e outras linguagens artísticas, além de valorizarem a língua e a pesquisa musical.
Shinichi Suzuki, objeto de estudo do presente trabalho, foi um violinista e professor de
música, japonês, que formulou uma proposta de ensino inovadora, baseada nos
mesmos princípios pelos quais as crianças aprendem sua língua materna, por meio
da imitação e repetição, a chamada Educação do Talento. Tal proposta, inicialmente
pensada para o contexto educacional japonês e, especificamente, para o ensino de
violino, foi sendo ampliada, adaptada para outros instrumentos, estudada e divulgada
por educadores musicais do mundo todo e, atualmente, é uma das mais importantes
e conhecidas metodologias de ensino, sobretudo, na educação musical infantil, cujos
resultados envolvem um maior aprendizado musical pelas crianças, por meio da
repetição e memorização, pela escuta atenta e pela participação da família durante
todo o processo de ensino.