Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Elaine Oliveira
dc.contributor.authorSantos, Daniele Aparecida dos
dc.date.accessioned2024-08-19T15:18:15Z
dc.date.available2024-08-19T15:18:15Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/1651
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi reconhecer as contribuições dos Jogos e brincadeiras como recurso de aprendizagem na Educação Básica em ambientes físicos e digitais. Foi realizada de forma bibliográfica e qualitativa baseada em leituras de livros e artigos de revistas. Tal problemática consistiu em responder, como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino e aprendizagem na educação básica sendo aplicado em ambientes físicos e digitais? Justificaram-se os estudos, pois brincar é um direito da criança, e além de ser divertido é um recurso de aprendizagem. Ao conhecer a história do jogo por meios dos autores Marinho et al (2012) e Volpato (2017), observou-se que por meio dele se adquire conhecimento de regras, estratégias, tempo e de como trabalhar em equipe, permitindo o educando aprender brincando. Os jogos e as brincadeiras livres ou dirigidos, utilizados como recursos na aprendizagem colaboram no processo de desenvolvimento da criança, proporcionando uma evolução em seus aspectos cognitivo, físico, psicológico e social. A pesquisa nos referenciais de Rau (2012) relacionou que, os educadores têm um papel fundamental ao dirigir os jogos e as brincadeiras para atingir os objetivos de aprendizagem. Nas leituras de Alves (2008), entre outros, identificou-se que a tecnologia está presente cada vez mais na vida das crianças, e os jogos eletrônicos fazem parte do seu cotidiano. A escola ao utilizar os jogos digitais como recurso de aprendizagem, torna esse aprendizado mais próximo da vivência do aluno. Ao deixar o conteúdo mais dinâmico, os alunos se sentem mais motivados no processo de aprendizagem. A pesquisa teve apontamentos para a necessidade da escola junto aos professores conhecer melhor o recurso dos jogos e brincadeiras pelo fato da crescente contribuição para o campo da educação básica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAmbientes físicos e digitaispt_BR
dc.titleOs jogos e brincadeiras como recurso de aprendizagem na educação básica em ambientes físicos e digitaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentEscola Superior de Educação, Humanidades e Línguaspt_BR
dc.degree.localCuritiba/PRpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record