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dc.contributor.advisorMedeiros, Luciano Frontino de
dc.contributor.authorCosta, Yanko Yanez Keller da
dc.date.accessioned2020-07-24T13:02:11Z
dc.date.available2020-07-24T13:02:11Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/469
dc.description.abstractO ensino de programação de computadores tem crescido em importância no mundo todo, tanto em escolas quanto no ensino superior. Um dos motivos é o défice de desenvolvedores e essa demanda aumenta à medida que a automação das atividades produtivas se dissemina na sociedade. Esta pesquisa foi desenvolvida para ser implementado em uma disciplina de programação web do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, numa faculdade da região metropolitana de Curitiba. Trabalhando o engajamento dos alunos para aprender uma nova linguagem de programação, o objetivo deste trabalho envolveu a investigação do uso de metodologia ativa baseada em projeto com foco no desenvolvimento de jogo digital dentro da disciplina. O processo metodológico utilizado foi de natureza aplicada e de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Os dados para análise foram obtidos a partir da aplicação de formulários digitais, questionário semiestruturado em entrevistas e observação participante. Os resultados demonstram que o processo de desenvolvimento de um jogo a partir de uma estrutura de projeto foi um fator de engajamento dos alunos que chegaram a implementar características adicionais nos jogos além do escopo inicial.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of computer programming has grown in importance worldwide, both in schools and in higher education. One reason is the lack of developers and this demand increases as the automation of productive activities spreads in society. This research was developed to be implemented in a web programming discipline of the Information Technology Management course, at a college in the metropolitan region of Curitiba. Working on student engagement to learn a new programming language, the objective of this work involved the investigation of the use of active project-based methodology with a focus on the development of digital games within the discipline. The methodological process used was of an applied nature and of a qualitative approach, exploratory and descriptive. The data for analysis were obtained from the application of digital forms, a semi-structured questionnaire in interviews and participant observation. The results demonstrate that the process of developing a game based on a project structure was an engagement factor for students who came to implement additional features in the games beyond the initial scope.en
dc.format.extent96 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogos digitaispt_BR
dc.subjectProjetos no ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia ativaspt_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectProgramming teachingen
dc.subjectDevelopment of digital gamesen
dc.subjectTeaching projectsen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectComputer programmingen
dc.titleO desenvolvimento de jogos digitais como metodologia ativa no ensino de programação de computadores no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereeRautenberg, Sandro
dc.contributor.refereeSchneider, Elton Ivan
dc.contributor.refereeSantos, Rodrigo Otávio dos
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.degree.localCuritiba/PRpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologiaspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR


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