Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Rodrigo Otávio dos
dc.contributor.authorSantos, André Luiz Pinto dos
dc.date.accessioned2021-05-11T17:31:42Z
dc.date.available2021-05-11T17:31:42Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/483
dc.description.abstractA presente dissertação pretende propor um conjunto de exercícios de animação para os professores da disciplina de arte do ensino básico que não tenham formação específica em cursos de Artes Visuais. Estes exercícios, visam auxiliar o professor, de maneira tal que em suas aulas de arte, sejam possíveis momentos para a criação, leitura e contextualização da arte. Com isso, espera-se que o estudante possa construir um aprendizado autônomo, significativo, colaborativo, e com isso, consiga ser protagonista de sua história estudantil. Para isso, desenvolve-se primeiramente, algumas discussões a respeito do trabalho docente e do processo de aprendizagem, com foco nas consolidações teóricas da pesquisa. Em um segundo momento, discute-se os elementos fundamentais da linguagem da animação, com o propósito de auxiliar o professor, foco dessa pesquisa, em suas aulas de arte. Por fim apresenta-se o produto resultante dessa pesquisa – exercícios de animação. Assim, esta pesquisa, quanto a sua abordagem, pode ser classificada como qualitativa, há, portanto, ênfase no aspecto subjetivo no que tange à compreensão e análise das possibilidades pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Artes. Quanto à sua natureza, essa pesquisa é básica, pois busca gerar conhecimento para ciência, sem a necessidade de uma aplicação prática imediata. Já no que consiste aos seus objetivos, essa pesquisa é exploratória, pois, busca ofertar ao professor exercícios de animação que poderão servir como processo metodológico para o ensino da disciplina de Arte e, ainda, objetiva-se proporcionar ao professor maior familiaridade com o problema específico, ou seja, o de ensinar os conteúdos de Artes Visuais, mesmo que ele tenha formação em Dança, Música ou Teatro. Quanto aos seus procedimentos, essa pesquisa pode ser identificada como bibliográfica, pois houve o levantamento de referencial teórico que está disponível em diversos meios.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intends to propose a set of animation exercises for teachers of the art discipline of basic education who do not have specific training in Visual Arts courses. These exercises aim to help the teacher, in such a way that in his art classes, moments are possible for the creation, reading and contextualization of art. With this, it is expected that the student can build autonomous, meaningful, collaborative learning, and with that, be able to be the protagonist of his student history. For this, it is developed first, some discussions about the teaching work and the learning process, focusing on the theoretical consolidations of the research. In a second step, the fundamental elements of the language of animation are discussed, with the purpose of assisting the teacher, the focus of this research, in his art classes. Finally, we present the product resulting from this research - animation exercises. Thus, this research, in terms of its approach, can be classified as qualitative, there is, therefore, an emphasis on the subjective aspect in terms of understanding and analyzing the pedagogical possibilities that involve the process of teaching and learning in the discipline of Arts. As for its nature, this research is basic, as it seeks to generate knowledge for science, without the need for immediate practical application. Regarding its objectives, this research is exploratory, since it seeks to offer the teacher exercises of animation that may serve as a methodological process for teaching the discipline of Art and, furthermore, it aims to provide the teacher with greater familiarity with the problem. specific, that is, teaching Visual Arts content, even if he has a degree in Dance, Music or Theater. As for its procedures, this research can be identified as bibliographic, since there was a survey of the theoretical framework that is available in different media.en
dc.format.extent113pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectNovas-Tecnologiaspt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectNew technologiesen
dc.subjectAnimationen
dc.titleExercícios de animação gráfica para o ensino de artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereeQueluz, Marilda Lopes Pinheiro
dc.contributor.refereeMoser, Alvino
dc.contributor.refereeDonato, Sueli Pereira
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologiaspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record