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dc.contributor.advisorAfonso, Germano Bruno
dc.contributor.authorBecker, Thiana Maria
dc.date.accessioned2021-05-13T14:11:38Z
dc.date.available2021-05-13T14:11:38Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/508
dc.description.abstractEssa dissertação ora apresentada objetiva inserir a “Cosmogenia Grega, Indígena e Iorubá em Realidade Virtual Imersiva na Educação”, a fim de resgatar e dar luz aos mitos, respaldando-se nas orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando posse do devido protagonismo na educação escolar, ressaltando a importância mitológica para o entendimento cultural dos referidos povos. Na intenção de albergar, através das narrativas mitológicas, a cultura indígena Guarani Mbyá e africana Iorubá, bem como a importância da compreensão do modus vivendi desses povos, traz-se a questão norteadora do estudo, pondo-se: De que modo o conhecimento cosmogônico das culturas, indígena Guarani e africana Iorubá, pode ser combinado em um artefato com tecnologia digital que potencialize a aprendizagem no Ensino Fundamental I? O céu carrega consigo muitas histórias, narrativas que ensinam os povos a viver, a ser e a ter, e desta forma garantem a sobrevivência, identificam estações do ano, o período propício a procriação, quando sair no tempo exato de pescar e caçar analisando o efeito dos céus, através da lua, nas marés. Para os índios, pondo-se em referência todas as etnias, bem como para os Iorubás, o céu é como um espelho da terra, justificando-se então, a importância do estudo sobre a mitologia astronômica. Tendo o conhecimento oral como principal meio de repasse da mitologia, dentre os povos Iorubás e Indígenas, pretende-se desenvolver como produto, item obrigatório para obtenção do título de Mestre, dois livros infanto-juvenis retratando o mito “Origem do Universo”, um sob perceptiva indígena Guarani Mbyá e outro, africana Iorubá, transformando esse mito em forma de canções, elencando-se como uma possibilidade contextualizada às novas gerações, através do uso da Realidade Virtual Imersiva (RVI), em 8D, acessada através de QR Code, bem como promover a acessibilidade, através da contação e da tradução das histórias e das músicas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), tencionando difundir esses conhecimentos também em forma escrita, para as crianças de 6 a 10 anos, estudantes do Ensino Fundamental I, período esse muito importante na formação e desenvolvimento omnilateral dos seres ditos humanos, e que tomarão espaço na sociedade hodierna, como cidadãos conscientes dos valores de todas as culturas, respeitando e convivendo pacificamente com a diversidade. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a de pesquisa qualitativa, com viés na representação simbólica e na etnometodologia, pautando-se em autores como Arroyo, Afonso, Bordgan e Biklen, Ferreira, Kantor, Levi-Straus, Vasconcelos e Lima, Verger entre tantos outros pesquisadores de temas relacionados a educação e as etnias aqui postas como foco de estudo. Para a produção dos produtos (artefatos), utilizou-se o método abdutivo. Essa pesquisa direciona um olhar singular às novas formas de ensino-aprendizagem, buscando através da tecnologia imersiva e do conhecimento mítico, este trazidos pelos povos originários do território brasileiro, explicações para lacunas deixadas pelo cientificismo em relação as origens do universo, que pautam o modo de como esses povos, estruturam toda sua vida sócio-afetiva-cultural e econômica e que deve ser conhecida, para que seja respeitada e estudada, não mais, e somente, sob a luz eurocêntrica do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presented here aims to insert the "Greek, Indigenous and Yoruba Cosmogeny in Immersive Virtual Reality in Education", in order to rescue and give light to myths, resonating in the orientations contained in the Common National Curriculum Base (BNCC), taking possession of the proper role in school education, emphasizing the mythological importance for the cultural understanding of these peoples. In order to house, through mythological narratives, the Guarani Mbyá and African Yoruba indigenous culture, as well as the importance of understanding the modus vivendi of these peoples, the fundamental question of the study is: How to spread greek, indigenous and Yoruba cosmogenic knowledge in the new generations? The sky carries with it many stories, narratives that teach peoples to live, to be and to have, and in this way ensure survival, identify seasons, the period conducive to procreation, when they go out in the exact time of fishing and hunting analyzing the effect of the skies, through the moon, on the tides. For the Indians, putting in reference all ethnicities, as well as for the Yoruba, the sky is like a mirror of the earth, justifying the importance of the study on astronomical mythology. Having oral knowledge as the main means of passing on mythology, among the Yoruba and Indigenous peoples, it is intended to develop as a product, a mandatory item to obtain the title of Master, a children's book depicting the myth "Origin of the Universe", under the native guarani Mbyá and African Yoruba, transforming this myth into song form, as a contextualized possibility to the new generations , through the use of Immersive Virtual Reality (RVI), in 8D, accessed through QR Code, as well as promoting accessibility, through the counting and translation of history and music in LIBRAS (Brazilian Sign Language), intending to spread this knowledge also in written form, for children from 6 to 10 years old, elementary school students I, a period that is very important in the formation and omnilateral development of human beings, and that they will take place in today's society, as citizens aware of the values of all cultures, respecting and living peacefully with diversity.The methodology used for the research was qualitative research, with a bias in symbolic representation and ethnomethodology, based on authors such as Arroyo, Afonso, Bordgan and Biklen, Ferreira, Kantor, Levi-Straus, Vasconcelos and Lima, Verger among many other researchers on topics related to education and ethnicities posted here as the focus of study. For the production of the products (artifacts), the abductive method was used. This research directs a singular look at the new forms of teaching-learning, seeking through immersive technology and mythical knowledge, brought by the peoples originating in the brazilian territory, explanations for gaps left by scientism in relation to the origins of the universe, which guide the way these peoples structure their entire socio-affective-cultural and economic life and that must be known, so that it is respected and studied, no longer, and only, under the Eurocentric light of knowledge.en
dc.format.extent230pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectBanco Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectRealidade Virtual Imersivapt_BR
dc.subjectMythologyen
dc.subjectNational Common Curriculum Banken
dc.subjectImmersive Virtual Realityen
dc.titleCosmogenia grega, guarani e iorubá em realidade virtual imersiva na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Naura Syria Carapeto
dc.contributor.refereeMachado, Dinamara Pereira
dc.contributor.refereeMedeiros, Luciano Frontino de
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologiaspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR


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