Show simple item record

dc.contributor.advisorMedeiros, Luciano Frontino de
dc.contributor.authorCorcini, Luiz Fernando
dc.date.accessioned2018-08-02T14:03:19Z
dc.date.available2018-08-02T14:03:19Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/65
dc.description.abstractEstá sobejamente comprovado que as NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) exigem dos educadores e docentes novas posturas e metodologias. Os jovens digitais almejam por respostas mais rápidas para as suas ações; contextualização, objetividade e aplicabilidade nos assuntos tratados em sala de aula; interação e conectividade com seus pares e preferem aprender fazendo. Isso requer dos docentes uma postura diferente, um esforço de renovação tanto na didática aplicada quanto na utilização de novas técnicas de ensino, passando de simples transmissores de conteúdo para emancipadores de conhecimento. Esses pressupostos orientam o projeto da criação de um Ambiente Virtual Imersivo - 3D Gamificado (AVI-3DG), que utiliza uma plataforma de servidor open-source para hospedagem de mundos virtuais. A interface do AVI-3DG com o STI se dará mediante um servidor web e para o armazenamento dos dados será utilizada o banco de dados relacional. Nesse AVI-3DG o discente terá a possibilidade de explorar um campus virtual, com salas de atividades (que seguem as exigências curriculares), biblioteca (documentos, links, vídeos, sites, jogos), sala de estudo, ambientes de interação e de codesign em que o mesmo será constantemente desafiado a resolver tarefas, realizar ou completar pesquisas, apresentar propostas, entre outras. Como resultado espera-se um produto que estimule a curiosidade e direcione a resolução de tarefas para despertar e manter o interesse do estudante em seu caminho no processo de aprendizado, superando suas limitações e atingindo os objetivos propostos.pt_BR
dc.description.abstractIt is widely proven that the NICTs (New Information and Communication Technologies) require educators and teacher’s new attitudes and methodologies. Digital youth crave for faster response to their actions; contextualization, objectivity and applicability in the subject matter in the classroom; connectivity and interaction with their peers and they prefer the doing-based learning. This requires a different approach, an effort of renewal in applied teaching and in the use of new teaching techniques in education process, to transform the teacher from a simple transmitter of content to an emancipator of knowledge. These assumptions guide the project of creating a gamified 3D virtual learning environment that uses an open-source server platform for hosting virtual worlds. The 3D virtual learning environment’s interface to the ITS will be done by a web server and for data storage will used a relational database. In this 3D Gamified and Virtual Environment the student will be able to explore a virtual campus, with activity rooms (that follow the curriculum requirements), library (documents, links, videos, websites, games), study room, interaction environments and codesign and he (the student) will be constantly challenged to solve tasks, carry out or complete the surveys, submit proposals, among others tasks. As a result, a product that stimulates curiosity and directs the task resolution is expected to awaken and keep the student's interest in the learning process, overcoming its limitations and reaching the proposed goals.en
dc.format.extent123 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de indicação visual tridimensionalpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titleCenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereeMoser, Alvinopt_BR
dc.contributor.refereeLeite, Álvaro Emiliopt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.degree.localCuritiba/PRpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologiaspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record