O uso do minecraft como dispositivo de mediação tecnológica no ensino de história
Abstract
A pesquisa trata do uso de um videogame, o Minecraft, como um dispositivo capaz de ser usado pedagogicamente na matéria de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Como a pesquisa se originou na prática docente do educador ela buscou responder a dilemas práticos, comuns a professores que desejem incluir jogos em seu ambiente educacional. A revisão bibliográfica foi uma das primeiras ações deste pesquisador, buscando fornecer fundamentação teórica necessária para a prática junto aos alunos. De posse desta pesquisa formulou-se uma proposta de intervenção pedagógica nas turmas de sexto ano de uma escola particular da cidade de Curitiba. Os alunos foram desafiados a construir maquetes virtuais com o uso de Minecraft e, posteriormente, filmar a fim de apresentar à turma. Oito trabalhos acabaram sendo selecionados, por estarem adequados às normas da Plataforma Brasil. Estas filmagens foram transcritas e seu conteúdo analisado comparativamente com o conteúdo contemplado na matéria que estava sendo ministrada aos alunos, o Crescente Fértil. A fim de facilitar a análise da construção produzida pelos estudantes foram construídas três categorias que permitem um olhar diferenciado sobre as mesmas, explorando seu potencial educacional. O trabalho indicou a possibilidade real da utilização pedagógica deste videogame, desde que o educador busque sempre explicitar os objetivos educacionais de sua aplicação. The research deals with the use of a videogame, Minecraft, as a device capable of being used pedagogically in History in the final years of Elementary School. As the research originated in the educational practice as educator she sought to respond to practical dilemmas common to teachers who wish to include games in their educational environment. The bibliographic review was one of the first actions of this researcher, seeking to provide theoretical foundation necessary for the practice with the students. With this research a proposal was formulated for a pedagogical intervention in the sixth year classes of a private school of the city of Curitiba. Students were challenged to build virtual mockups with the use of Minecraft and later filming in order to show to the class. Eight works were selected because they were adequate to the standards of the Brazil´s Platform. These footage were transcribed and their content analyzed in comparison with the content contemplated in the subject that was being given to the students, the Fertile Crescent. In order to facilitate the analysis of the construction produced by the students, three categories were constructed that allow a different look at them, exploring their educational potential. The work indicated the real possibility of the pedagogical use of this videogame, since the educators always seek to make explicit the educational objectives of its application.