Dança e tecnologias: entre ensino e prática docente
Abstract
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), 9.394/1996, atendia obrigatoriamente, dentro do componente curricular Artes, somente o conteúdo da música, deixando as outras linguagens como opcionais. Depois de vinte anos, a partir da Lei 13.278/2016, as artes visuais, a dança e o teatro se juntaram à música como disciplinas obrigatórias da educação básica, que atende alunos da educação infantil ao ensino médio. Diante dessa mudança, a relevância do ensino e da aprendizagem da dança ganha notoriedade no cenário nacional, especialmente na formação de novos professores de dança para atender a essa recente demanda. Este estudo é parte integrante do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias na linha de pesquisa: Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação, do Centro Universitário Internacional (UNINTER) e discute o ensino e a prática docente na formação dos graduandos de um curso de bacharelado e licenciatura em dança. O objetivo geral é, assim, a construção de um objeto de aprendizagem, um e-book, a partir da investigação da formação em dança e da análise das práticas de ensino. Como hipótese, verifica-se o quanto a formação está adequada às demandas legais e sociais da rotina escolar contemporânea. Como metodologia, utiliza-se o método hipotético-dedutivo (DINIZ; SILVA, 2008) para examinar as condições de formação do graduando em dança, realizando, para isso, um estudo de caso (ANDRÉ, 2005) de uma das primeiras universidades do país a credenciar o curso superior de dança, denominada neste trabalho como Instituição A. Para esse estudo, o corpus é composto por três fontes, a saber: (a) trinta e cinco ementas de disciplinas obrigatórias da grade curricular do supracitado curso da Instituição A e (b) grade das disciplinas obrigatórias, (c) documentos oficiais que tratam da disciplina dança na educação básica brasileira, especificamente a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a LDB (BRASIL, 1996). O arcabouço teórico que embasa essa pesquisa é de caráter interdisciplinar, porque, respeitando a epistemologia de cada área, dialoga com os teóricos da dança e da tecnologia, a partir dos estudos de Onuki (2010), Wosniak (2006, 2015) e Santana (2006); e com os pesquisadores da educação, como Tardif (2014), Kenski (2012, 2013), Nóvoa (1992), dentre outros. Como resultados desta pesquisa, compreendemos que a tecnologia e a dança estão intrinsecamente associadas. Os recursos da Era Digital não podem ser deixados de lado, ou serem entendidos como coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem. A cada inovação tecnológica, eles se tornam mais indispensáveis. Por isso, é proposto, ao final, um e-book em que são apresentadas sugestões de ferramentas tecnológicas para o ensino e a prática da dança no contexto escolar, como aplicativo/softwares que são, em sua maioria, gratuitos, com versões para mobile e desktop e disponíveis em português. The National Educational Bases and Guidelines Law (LDB), 9.394/1996, mandatorily , within the curricular component of Arts, only the content of music, leaving the other languages as an option. After twenty years, after the Law 13.278 / 2016, the visual arts, dance and theater have joined music as compulsory subjects of basic education, which attends students from kindergarten to high school. Facing this change, the relevance of teaching and learning of dance gains notoriety on the national scene, especially in the training of new dance teachers to meet this recent demand. This study is an integral part of the Postgraduate Program of the Master's Degree in Education and New Technologies in the line of research: Teacher Training and New Technologies in Education, from the International University Center (UNINTER) and this study discusses teaching and educational practice in the training of students of the Bachelor’s degree in dance. The main objective is, therefore, the construction of a learning object, an e-book from the investigation of the formation in dance and the analysis of the practices of teaching. As hypothesis, it is verified how much the formation is adapted to the legal demands and social aspects of contemporary school routine. As a methodology, the hypothetical-deductive method (DINIZ; SILVA, 2008) is used to examine the conditions of training of the graduating class in dance, performing, for this purpose, a case study (ANDRÉ, 2005) from one of the first universities in the country that accredited the superior formation in Dance, denominated in this work as Institution A. For this study, the corpus is composed of three sources, namely: (a) thirty-five compulsory subject sets of the curricular grid of the above-mentioned course of Institution A and (b) grade of compulsory subjects, (c) official documents the deal with the dance study in primary educational, mainly from National Regular Curricular Guidelines (BRASIL, 1997), the National Curricular Parameters (BRASIL, 1997) and the LDB (BRASIL, 1996). The theoretical framework that underlies this research is interdisciplinary, because, respecting the epistemology of each area, dialogues with dance and technology theorists, based on studies by Onuki (2010), Wosniak (2006, 2015) and Santana (2006); and with education researchers, such as Tardif (2014), Kenski (2012, 2013), Nóvoa (2013), amongst others. As results of this research, we understand that technology and dance are intrinsically associated. The resources of the Digital Era can’t be left behind, or understood as merely adjuvants in the process of teaching and learning. With every technological innovation, they become more indispensable. Therefore, at the end an e-book this is proposed, with suggestions of technological tools for the teaching and practice of dance in the school context, as application or software that are mostly free, with mobile and desktop versions and available in Portuguese.