Cerâmica: arte e conhecimento prático e teórico para a educação básica
Abstract
A escola é uma instituição de relevância para a formação crítica e reflexiva da sociedade atual. Ela e seus agentes buscam viabilizar as políticas públicas que visam equidade, valorização e promoção das diferentes culturas que constituem a sociedade brasileira e que são parte dos componentes curriculares. Porém, ainda que as políticas públicas instituam a disciplina de Arte como componente curricular obrigatório e que a Lei nº 11.645/08 preconize a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, o que se observou nesta pesquisa é que tais políticas não se efetivam de forma consistente no cotidiano escolar devido à falta de formação de professores no que se refere a esses conteúdos. Considerando-se tal cenário, este estudo apresenta como problema de pesquisa: “De que modo incorporar as técnicas básicas artesanais de confecção da cerâmica indígena e não indígena ao currículo da disciplina de arte na Educação Básica?” Nesta perspectiva o objetivo geral da pesquisa é resgatar documental e bibliograficamente as técnicas básicas artesanais de confecção da cerâmica indígena e não indígena. Esta pesquisa tem como produto um roteiro com sugestões de estratégias metodológicas do trabalho cerâmico no currículo da disciplina de arte na Educação Básica. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualiquantitativa, realizada por procedimentos do tipo levantamento de campo (survey) com uso de questionário como técnica e os processos científicos são demonstrados por meio de relatório da participação da pesquisadora em cursos de cerâmica e questionário aplicado a professores da educação básica de uma rede municipal do estado do Paraná. O resultado deste trabalho apresenta-se como um ebook com o roteiro passo a passo das técnicas indígenas de confecção de cerâmica: acordelado, paleteado e pinch pot e das técnicas não indígenas de confecção cerâmica: placa, maciço ocado e torno, para uso metodológico da disciplina de arte e demais disciplinas, oportunizando subsídios para a capacitação de professores que sentem dificuldade de encontrar material sistematizado na literatura disponível e promovendo material inédito nesta área de pesquisa. The school is an institution the relevance for the critical and reflexive formation of the present society. The school and his agents, seek to make public policies which aimed at equity, valorisation and promotion of the different cultures that make up the Brazilian society and that are part of the curricular components. However, public policies institute the discipline of Arts as a curricular component and the Law 11.645/08 advocates the obligation of teaching the Indigenous History at primary and secondary levels, what was observed in this research and that such policies are not carried out consistently in school daily due the lack of teacher training regarding these contents. Considering such a scenario, this study presents as a research problem: "In what way do we incorporate the basic techniques of handcrafting of indigenous and nonindigenous ceramics to the curriculum of the discipline of art in Basic Education?" In this perspective, the general objective of the research is to retrieve documentary and bibliographical basic techniques of handcrafting of indigenous and non-indigenous pottery. This research has as a product a script with suggestions of methodological strategies of the ceramic work in the curriculum of the discipline of art in Basic Education. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, performed by procedures of the survey type with the use of questionnaire as a technique and the scientific processes are demonstrated by means of a report of the participation of the researcher in ceramics courses and questionnaire applied to teachers of a municipal network in the state of Paraná. The result of this work is presented as an e-book model with the step-by-step script of indigenous pottery making techniques: “acordelado”, palletized and pinch ceramics and nonindigenous ceramics as: “placa, maciço ocado and torno”, for methodological use of the discipline of art and other disciplines, providing subsidies for the training of teachers who have difficulty finding systematized material in the available literature and promoting new material in this area of research.