Avaliação gamificada e formativa como proposta de metodologia ativa mediada por aplicativo para dispositivo móvel
Abstract
A presente pesquisa é produto do grupo de estudos Educação híbrida: metodologias e objetos de aprendizagem digitais em ambientes de mobilidade tecnológica, da linha de pesquisa em formação de professores de um Mestrado Profissional em educação e novas tecnologias. Pensando nesta geração de alunos conectados pelos seus dispositivos móveis e que, atualmente, frequentam as salas de aula, demandando formas inovadoras para a ação didático pedagógica – professor – aluno - tecnologias, este estudo visou aprofundar reflexões a partir dos pressupostos das metodologias ativas ao discutir e propor formas de avaliação gamificada e formativa pela mediação tecnológica de aplicativo para dispositivos móveis. Dessa maneira, este estudo orientou-se para uma discussão sobre potenciais e limitações de práticas pedagógicas, em que se parte de um referencial teórico chegando-se a orientações aplicáveis em sala de aula. São também tratados aspectos motivacionais e engajadores que este tipo de avaliação pode despertar no aluno. O suporte teórico traz o embasamento de alguns autores, entre eles: Both (2017), Filatro e Cavalcanti (2018), Werbach e Hunter (2012), Camargo e Daros (2018), Luckesi (2011), Christensen, Horn e Johnson (2012), Cortelazzo et.al.(2018) Vickery (2016), Kenski (2013), Siemens (2004), Garcia (2018) Zichermann; Cunningham (2011), dentre outros. A metodologia é de base bibliográfica, descritiva e analítica, incluindo um mapeamento de estudos na área abordada, um descritivo mais detalhado de um aplicativo, no caso o Kahoot!. Na discussão da pesquisa foram apontadas limitações e as possibilidades de expansão das aplicações. Por se tratar de um Mestrado Profissional, foi desenvolvido um produto educacional, na forma de um guia com boas práticas, objetivando a formação de professores de ensino superior em torno do tema da avaliação gamificada e formativa. This research is the product of study group “the Hybrid Education: methodologies and digital learning objects in environments of technological mobility”, of the line of research in teacher training for a Professional Master's in education and new technologies. Thinking about this generation of students connected by their mobile devices and who, currently attend classrooms, demanding innovative ways for pedagogical didactic action - teacher - student - technologies, this study aimed to deepen reflections based on the assumptions of active methodologies when discussing and proposing forms of gamified and formative assessment through the technological mediation of an application for mobile devices. In this way, this study oriented towards a discussion about the potentials and limitations of pedagogical practices, in which it started from a theoretical framework reaching the applicable guidelines in the classroom. Motivational and engaging aspects that this type of assessment can awaken in the student were also addressed. Theoretical support brings the support of some authors, among them: Both (2017), Filatro and Cavalcanti (2018), Werbach; Hunter (2012), Camargo and Daros (2018), Luckesi (2011), Christensen, Horn and Johnson (2012), Cortelazzo et.al. (2018) Vickery (2016), Kenski (2013), Siemens (2004), Garcia (2018), Zichermann; Cunningham (2011) among others. The methodology is bibliographic, descriptive and analytical, including a mapping of studies in the area covered, a more detailed description of an application, in this case Kahoot!. The research discussion points out limitations and the possibilities for expanding applications. As it is a Professional Master's Degree, an educational product was developed, in the form of a guide with good practices, aiming at the training of higher education teachers around the theme of gamified and formative assessment.