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dc.contributor.advisorLopes, Luís Fernando
dc.contributor.authorLisboa, Edson da Silva Rodrigues
dc.date.accessioned2022-05-10T11:45:33Z
dc.date.available2022-05-10T11:45:33Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://repositorio.uninter.com/handle/1/965
dc.description.abstractApresenta-se a discussão da possibilidade de se educar em e para os direitos humanos nos currículos das instituições de ensino superior, com vistas a proporcionar justiça social para as pessoas em situação de vulnerabilidade, o que torna esse trabalho justificável para alguns autores que compartilham dessa perspectiva. Partiu se da premissa que a justiça é uma disputa de grupos e pessoas distintas, tendo-se como pergunta norteadora: como o currículo do ensino superior pode ser um instrumento de auxílio para contribuir com a justiça social? A hipótese é que um currículo que esteja na perspectiva de Paulo Freire e na vertente intercultural pode conduzir a um processo de emancipação das pessoas e para a diminuição na desigualdade e discriminação social das minorias sociais, por meio de espaços dinâmicos de fala e escuta. A fundamentação teórica se dá em Paulo Feire, em seus ensinamentos sobre a dinâmica de como ensinar e aprender, utilizando-se como principais referenciais teóricos as concepções de justiça em Arendt, Rawls e Boaventura Souza Santos, e de currículo em Sacristan (2000) e Arroyo (2015). No que tange à metodologia, realizou-se por meio de levantamento bibliográfico e documental, direcionando-se para abordagem qualitativa. Tem-se como objetivo geral compreender como a aplicação da visão freiriana, utilizando-se de uma concepção de currículo intercultural (já presente nas universidades públicas), pode ser um instrumento facilitador para criar espaços de diálogo. Ante a esse intento geral, organizam-se quatro metas específicas, a saber: a) expor um breve apontamento de como fundamentar os direitos humanos; caracterizar possíveis interrelações com as noções de justiça e currículo, por meio de conceitos e práticas de lutas cotidianas e como isso pode ser um facilitador de espaços de diálogo para as pessoas, principalmente as minorias sociais; b) analisar como se faz possível uma educação em e para direitos humanos na perspectiva freiriana, em consonância com o plano nacional de educação em direitos humanos; c) compreender se há possibilidade (a fim de corroborar a hipótese) de as disciplinas das ementas de cinco instituições de ensino superior brasileiras proporcionarem aos estudantes de graduação em Filosofia uma visão crítica que os permita compreender a realidade na perspectiva da justiça social e emancipação freiriana; d) discorrer com a sociedade sobre os assuntos abordados por meio de dois produtos: no primeiro, o desenvolvimento dos temas discutidos a partir de 30 vídeos organizados em um blog e, no segundo, análise sobre direitos humanos em um cineclube, auxiliado por um manual aplicado a cinco filmes selecionados: Venon (2018), O Sorriso de Monalisa (2002), Vestido Nuevo (2007), Tudo o que Aprendemos Juntos (2015) e Antes o tempo não acabava (2016). Os resultados demonstram que a justiça pode se valer de um currículo intercultural na perspectiva freiriana para se ter esperança e expectativa de mudança das condições de vida das pessoas em estado de vulnerabilidade social, permanente ou temporária, pois o currículo tem natureza dinâmica e não estanque. Contudo, essa esperança deve ser pautada em lutas diárias e constantes, já que a obtenção de direitos para um grupo, geralmente, ocasiona perda de privilégios para outros.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion of the possibility of educating in and for human rights in the curriculum of higher education institutions is presented, with a view to providing social justice for people in vulnerable situations, which makes this work justifiable for some authors who share this perspective.Based on the premise that justice is a dispute between different groups and people with their respective identities and needs, the guiding question was, how can the higher education curriculum be a tool to help contribute to social justice? The hypothesis is that a curriculum that is in Paulo Freire's perspective and in the intercultural aspect, can lead to a process of emancipation of people, and to a decrease in inequality and social discrimination of social minorities, through dynamic spaces of speaking and listening.The theoretical foundation is in Paulo Feire, in his teachings about the dynamics of how to teach and learn, using as main theoretical references the conceptions of justice in Arendt, Rawls, and Boaventura Souza Santos, and of curriculum in Sacristan (2000) and Arroyo (2015).As for the methodology, it was carried out by means of a bibliographic and documental survey, focusing on a qualitative approach.With these introductory remarks, the general goal is to understand how the application of the Freirian vision, using an intercultural curriculum conception (already present in public universities) can be a facilitating instrument to create spaces for dialogue.With this general intent, 4 specific goals are organized, namely:1-Expose a brief note on how human rights can be grounded, as well as characterize possible interrelations with the notions of justice and curriculum through concepts and practices of everyday struggles, and how this can be a facilitator of spaces of dialogue for people, especially social minorities;2-Analyze how it is possible to have an education, through the curriculum, in and for human rights from a Freirian perspective in line with the national plan for human rights education;3-Comprehend if there is a possibility (in order to corroborate the hypothesis) that the subjects on the menus of 5 Brazilian higher education institutions provide philosophy undergraduate students with a critical vision that allows them to understand reality from the perspective of social justice and Freirean emancipation;4-Discuss the issues discussed with society by means of 2 products (a professional master's degree requirement): in the first, a development of the issues discussed by means of 30 videos organized in a blog, and in the second, an analysis, about human rights in a cineclube, aided by a manual applied to 5 selected films: Venon (2018), Monalisa's Smile (2002), New Dress (2007), Everything We Learned Together (2015), and Before Time Wasn't Over (2016). The results show that justice can make use of an intercultural curriculum from a Freirian perspective in order to have hope, an expectation of change in the living conditions of people in a state of permanent or temporary social vulnerability, because the curriculum has a dynamic nature, not watertight.However, this hope must be based on daily and constant struggles, since obtaining rights for one group usually means losing privileges for others.en
dc.format.extent217 fl.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectJustiça Socialpt_BR
dc.subjectCineclubept_BR
dc.subjectHuman Rightsen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectSocial Justiceen
dc.titleJustiça social, currículo e minorias sociais: possibilidades de emancipação na perspectiva freirianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Internacional Uninterpt_BR
dc.degree.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.graduationMestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologiaspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR


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