Browsing Teses e Dissertações by Author "Medeiros, Luciano Frontino de"
Now showing items 1-20 of 46
-
Altas habilidades/superdotação e robótica: relato de uma experiência de aprendizagem a partir de Vygotsky
Pereira, Wilson Roberto Francisco (2016)A presente dissertação objetivou investigar possibilidades do uso da Robótica Educacional na aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação, sendo algumas dessas habilidades estudadas, bem como o critério de ... -
Aula gamificada de programação orientada a objetos
Müller Sobrinho, Gilberto Antonio (2023)Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma aula gamificada sobre programação orientada a objetos (POO), com base nos princípios e nas boas práticas identificadas na literatura e de profissionais da área, adaptando ... -
Os benefícios dos jogos digitais em treinamento cognitivo no aprimoramento das habilidades cognitivas de professores
Chagas, Cristina Pereira (2016)Esta pesquisa se propõe a analisar se o treinamento cognitivo realizado com um jogo digital específico pode aprimorar as habilidades cognitivas de professores do ensino médio de uma instituição de ensino da rede particular, ... -
Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
Corcini, Luiz Fernando (2016)Está sobejamente comprovado que as NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) exigem dos educadores e docentes novas posturas e metodologias. Os jovens digitais almejam por respostas mais rápidas para as suas ... -
Cibercultura e práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais: saberes e fazeres de professores da educação básica em Conceição-PB
Lima, Ennio Alves De Sousa Andrade (2023)Esta tese tem como objetivo geral analisar a relação entre cibercultura e práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais, considerando a realidade de professores da educação básica do município de Conceição-PB. ... -
Competências digitais para a redução da evasão no ensino superior de graduação na modalidade a distância
Schneider, Alice Braun (2021)A pesquisa aqui apresentada, de cunho misto, faz parte do grupo de discussões do Programa Profissional em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT), vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação, ... -
Contribuição da robótica como ferramenta pedagógica no ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental
Santos, Icleia (2017)A Robótica, como ferramenta pedagógica, tem se mostrado um elo fundamental para o resgate do interesse, da criatividade, da imaginação e do raciocínio lógico dos alunos. A sua aplicação se justifica por auxiliar no ... -
Contribuições da tecnologia assistiva na aprendizagem on-line, de alunos da educação superior com deficiência física nos membros superiores
Pamplona, Thaís Christovam (2016)Com a promoção da educação inclusiva, oriunda do ideal comum e estabelecida legalmente, o direito à inclusão das pessoas com deficiência no ensino comum vem sendo gradativamente garantido. A ausência de informações sobre ... -
Cosmogenia grega, guarani e iorubá em realidade virtual imersiva na educação
Becker, Thiana Maria (2020)Essa dissertação ora apresentada objetiva inserir a “Cosmogenia Grega, Indígena e Iorubá em Realidade Virtual Imersiva na Educação”, a fim de resgatar e dar luz aos mitos, respaldando-se nas orientações contidas na Base ... -
O desenvolvimento de jogos digitais como metodologia ativa no ensino de programação de computadores no ensino superior
Costa, Yanko Yanez Keller da (2020)O ensino de programação de computadores tem crescido em importância no mundo todo, tanto em escolas quanto no ensino superior. Um dos motivos é o défice de desenvolvedores e essa demanda aumenta à medida que a automação ... -
Dicionário on-line para reflexões acerca da educação básica em estrutura cívico-militar
Prado Filho, Agenor Ramos do (2022)O presente trabalho, de cunho qualitativo, integra o projeto de pesquisa “Perspectivas Híbridas, Ativas e Inovadoras no Contexto Educacional pós-março de 2020” do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação ... -
Elementos de geometria fractal com o software Scratch na educação básica
Mossulin, Ângela Vieira Leonel (2023)Esta dissertação busca apresentar elementos da geometria fractal no intuito de auxiliar a aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana do ensino fundamental, utilizando-se a programação em blocos e tem como tema: ... -
Ensino da língua inglesa na interface da cidade como espaço educador: reflexões a partir do estado da arte
Pulcides, Caroline (2021)Essa pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional UNINTER, sob a linha de pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias, tem como tema: o ensino ... -
Ensino personalizado em ambiente virtual de aprendizagem para o contexto universitário
Silva, Roberta Galon (2016)Esta dissertação tem como objetivo analisar as características do ensino personalizado em ambiente virtual de aprendizagem. Como ensino personalizado entende-se, nesta pesquisa, a relação entre os sistemas de hipermídias ... -
Esquema de metadados para a disseminação do uso das histórias em quadrinhos na sala de aula: os repositórios institucionais na educação
Dias, Rafael Cobbe (2019)Este trabalho objetiva a reflexão sobre a linguagem dos quadrinhos e seu uso como ferramenta pedagógica. Para tanto foi necessário o desenvolvimento da pesquisa sobre o padrão de metadados Dublin Core, que é nativo no ... -
Estudo sobre a abordagem quali-quantitativa em dissertações de mestrados profissionais em educação
Itokazu, Marcia Fumiku (2023)O presente trabalho tem como objetivo classificar pesquisas de abordagem mista em dissertações de mestrados profissionais com concentração em educação e tecnologia, considerando-se os critérios metodológicos: natureza, ... -
Estudo sobre a atenção concentrada em um projeto de robótica educacional no ensino médio de escolas públicas do município de Porto União - SC
Cuch, Luiz Roberto (2018)Para o processo de aprendizagem, o controle inibitório está relacionado a atenção e desempenha um papel fundamental. Em um ambiente escolar, por muitas vezes, vários estímulos externos contribuem para a distração do aluno, ... -
Formação continuada de professores para o uso dos dispositivos móveis: uma análise de experiência sob a perspectiva da teoria da atividade
Camargo, Andréa Francine de (2016)Com a evolução da tecnologia móvel houve também o aumento da sua influência no modo de viver em sociedade, onde cada vez mais as pessoas vivem em movimento por meio dos dispositivos móveis. Diante da crescente integração ... -
Formação em contexto de São José dos Pinhais: robótica sustentável
Grebogy, Elaine Cristina (2017)A presente pesquisa, além de apresentada como trabalho de conclusão dos estudos no Mestrado Profissional, faz parte do Grupo “Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem”, no projeto “Formação do Docente no Contexto da sua ... -
A formação teórico-prática no programa residência pedagógica: práticas pedagógicas disruptivas para as redes sociais digitais
Santos, Dilma Heloisa (2023)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação no Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional – UNINTER, está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente ...