Teses e Dissertações: Recent submissions
Now showing items 241-260 of 337
-
Competências e habilidades do profissional bibliotecário como curador digital: proposta de um tutorial interativo
(2019)Dissertação de mestrado apresentada em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Novas Tecnologias na linha de pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação. Investiga a introdução e a integração das ... -
Mobile learning como suporte de uma modalidade híbrida na educação corporativa
(2019)Os processos de ensino e aprendizagem no contexto corporativo vêm se transformando fortemente, principalmente desde a introdução de tecnologias digitais, exigindo novos designs educacionais que atendam às emergentes demandas. ... -
O ensino de energias renováveis nos cursos de engenharia: uma proposta para uso de simuladores
(2019)Em termos gerais, a pesquisa aborda a potencialidade do uso de simuladores para o ensino de energias renováveis nos cursos de engenharia. No primeiro momento foi feito um levantamento sobre o estado da arte a respeito das ... -
Gêneros digitais: considerações sobre uma prática significativa docente no contexto do ensino fundamental
(2019)A presente pesquisa foi desenvolvida ao longo do curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, integrando as discussões do projeto de pesquisa “Formação do docente no contexto da sua prática: integração ... -
A construção do conhecimento histórico mediado por tecnologias digitais no ensino médio
(2019)A pesquisa foi realizada para o Programa de Mestrado Profissional Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional Uninter, linha de pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação, Grupo de ... -
Objeto de aprendizagem gamificado 2D na modalidade EAD para o desenvolvimento de competências profissionais
(2019)Este estudo é fruto da pesquisa realizada como parte de mestrado em educação e novas tecnologias, na linha de pesquisa formação de professores mediante os desafios impostos pelas tecnologias que envolveu a construção e ... -
Youtube como ferramenta de educação não formal: boas práticas para a produção de vídeos educativos com base nos aspectos da linguagem de youtubers
(2019)O YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos on-line, tem, como principais produtores e difusores de informações, os youtubers, indivíduos que produzem vídeos e os compartilham na web. Os youtubers, com o passar dos ... -
Formação na área contábil: docência, inovação e seus recursos
(2019)A presente dissertação, apresentada como trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, faz parte dos estudos realizados dentro do Projeto de Pesquisa “Formação do docente no contexto da ... -
O Uso do arduino em sala de aula no experimento do pêndulo simples de Galileu Galilei
(2019)Esta dissertação traz como objetivo principal mostrar a elaboração de um experimento com o uso do Arduino e materiais recicláveis para o ensino de conteúdos de Física no Ensino Superior e o engajamento dos alunos em um ... -
Byod da Unesco: mobile learning no ensino e na aprendizagem de filosofia
(2019)Diante do cenário que as primeiras décadas do século XXI apresenta em seu alvorecer, vislumbra-se a formação de um novo paradigma marcado pelas mudanças imensuráveis nas tecnologias de comunicação e informação (TIC), ... -
Rock e quadrinhos nas páginas da revista Chiclete com Banana (1985-1990)
(2014)A presente tese de doutorado versará sobre o momento histórico vivido pela sociedade brasileira a partir da segunda metade dos anos 1980, e o foco é a relação entre os quadrinhos da revista Chiclete com Banana e o rock ... -
Webcomics malvados: tecnologia e interação nos quadrinhos de André Dahmer
(2010)A proposta deste trabalho é refletir a respeito das relações entre tecnologia e sociedade, mais especificamente sobre histórias em quadrinhos e internet. Para tanto foi pesquisado o webcomic Malvados, cujo autor, André ... -
Framework para engenharia e processamento de ontologias utilizando computação quântica
(2010)Ontologias são recursos largamente utilizados para a representação de conhecimento em sistemas inteligentes. Ao longo do tempo, novos conhecimentos são adicionados e tais ontologias tendem a se tornar redes de complexidade ... -
Reconstrução de imagens tomográficas com redes neurais parcialmente conectadas
(2001)Este trabalho trata do desenvolvimento de um algoritmo utilizando o conceito de redes neurais para reconstrução de imagens tomográficas. Mostramos que através de uma rede neural parcialmente conectada é possível reconstruir ... -
A construção do lugar da filosofia no currículo do ensino médio: análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
(2008)Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes ... -
Atitude filosófica do jovem no cotidiano escolar do ensino médio: um estudo sobre as possibilidades da recepção do conteúdo de filosofia política
(2014)Estudo realizado por meio de pesquisa de observação participante sobre a recepção da Filosofia e a atitude filosófica dos alunos de Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa são os jovens: alunos do Ensino Médio, parte da ... -
Esquema de metadados para a disseminação do uso das histórias em quadrinhos na sala de aula: os repositórios institucionais na educação
(2019)Este trabalho objetiva a reflexão sobre a linguagem dos quadrinhos e seu uso como ferramenta pedagógica. Para tanto foi necessário o desenvolvimento da pesquisa sobre o padrão de metadados Dublin Core, que é nativo no ... -
Formar-se para formar: formação continuada de professores da educação superior — em serviço — em metodologias ativas e ensino híbrido
(2019)O problema de pesquisa para proposição desta dissertação de mestrado emerge a partir da necessidade de inovar práticas educacionais no contexto de cursos de licenciatura de metodologia de ensino semipresencial. Considerando ... -
Cerâmica: arte e conhecimento prático e teórico para a educação básica
(2018)A escola é uma instituição de relevância para a formação crítica e reflexiva da sociedade atual. Ela e seus agentes buscam viabilizar as políticas públicas que visam equidade, valorização e promoção das diferentes culturas ... -
Gamificação da disciplina metodologia da pesquisa no ensino superior: estudo de caso
(2018)O presente trabalho intitulado Gamificação da disciplina metodologia da pesquisa no ensino superior: estudo de caso, inscreve-se na linha de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias Educacionais”, do Programa de ...