Browsing Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias by Subject "Educação - Efeito das inovações tecnológicas"
Now showing items 1-7 of 7
-
Aprendizagem de adultos no ambiente produtivo: um modelo de universidade corporativa para o segmento de refeições coletivas
(2018)Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre as questões que envolvem a educação e o trabalhador do ramo de refeições coletivas que está em processo de formação. Os novos paradigmas produtivos, no qual não são mais aderentes ... -
Contribuição da robótica como ferramenta pedagógica no ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental
(2017)A Robótica, como ferramenta pedagógica, tem se mostrado um elo fundamental para o resgate do interesse, da criatividade, da imaginação e do raciocínio lógico dos alunos. A sua aplicação se justifica por auxiliar no ... -
Ensino da astronomia na educação integral: reflexões e considerações sobre a formação de professores sem Curitiba-PR. Gestão 2013-2016
(2017)A Astronomia é a ciência mais antiga de todas as ciências e exerce um fascínio em adultos e crianças, também está presente no currículo escolar. Dessa forma, cabe ao professor mediar essa aprendizagem em sua prática diária ... -
Literacia: uma proposta de jogo digital educacional como auxílio no desenvolvimento do sistema alfabético de escrita
(2017)Esta dissertação tem como objetivo central desenvolver uma proposta de jogo digital educacional como auxílio no desenvolvimento do sistema alfabético de escrita de alunos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I. ... -
As mídias sociais como ferramenta de divulgação da história da educação de São José dos Pinhais: o uso do blog e facebook
(2017)A presente dissertação tem como objetivo principal a divulgação da história da educação de São José dos Pinhais por meio das mídias sociais. Para isso, ela subdivide-se em duas grandes partes. A primeira trata sobre a ... -
O uso do minecraft como dispositivo de mediação tecnológica no ensino de história
(2018)A pesquisa trata do uso de um videogame, o Minecraft, como um dispositivo capaz de ser usado pedagogicamente na matéria de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Como a pesquisa se originou na prática docente do ... -
A utilização da robótica com materiais recicláveis como proposta de ensino e aprendizagem no ensino médio
(2018)O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados analisados de um projeto de robótica com duração de 80h em uma escola do ensino médio técnico em Curitiba. No contexto da robótica existe a plataforma do ...