Browsing Mestrado UNINTER by Author "Mattar Neto, João Augusto"
Now showing items 1-13 of 13
-
Byod da Unesco: mobile learning no ensino e na aprendizagem de filosofia
Churkin, Ody Marcos (2019)Diante do cenário que as primeiras décadas do século XXI apresenta em seu alvorecer, vislumbra-se a formação de um novo paradigma marcado pelas mudanças imensuráveis nas tecnologias de comunicação e informação (TIC), ... -
A competência emocional no bacharel em administração: uma proposta de inserção
Bornancin, Luisa Dalla Costa (2020)O presente estudo considera como problemática a necessidade de entender qual é a pertinência do desenvolvimento de competências emocionais para o Administrador e como poderia ser realizada a inserção desta temática em sua ... -
Construção de um MOOC para a formação de gestores de polos de educação a distância
Castro, Francieli Paes de Carvalho (2019)Na atual circunstância, a educação a distância (EaD) sofre transformações significativas, como, por exemplo, o aumento do número de polos de apoio presencial após a alteração na legislação. Nesse sentido, é importante ... -
Dança e tecnologias: entre ensino e prática docente
Motta, Everson Luiz Oliveira (2017)A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), 9.394/1996, atendia obrigatoriamente, dentro do componente curricular Artes, somente o conteúdo da música, deixando as outras linguagens como opcionais. Depois de vinte anos, a partir da ... -
Fazendo o semipresencial e sonhado com o ensino híbrido na graduação, a voz dos estudantes: uma análise comparativa de modelos pedagógicos nos cenários público e privado.
Machado, Nathália Savione (2018)Esta dissertação de mestrado explora algumas possibilidades de combinação entre a educação presencial e a distância. Foi desenvolvida como parte do projeto de pesquisa “Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil: ... -
Formar-se para formar: formação continuada de professores da educação superior — em serviço — em metodologias ativas e ensino híbrido
Kraviski, Mariane Regina (2019)O problema de pesquisa para proposição desta dissertação de mestrado emerge a partir da necessidade de inovar práticas educacionais no contexto de cursos de licenciatura de metodologia de ensino semipresencial. Considerando ... -
Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo
Pessi, Ingrid Gayer (2018)Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da ... -
Gamificação da disciplina metodologia da pesquisa no ensino superior: estudo de caso
Tristão, Patrícia da Silva (2018)O presente trabalho intitulado Gamificação da disciplina metodologia da pesquisa no ensino superior: estudo de caso, inscreve-se na linha de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias Educacionais”, do Programa de ... -
Objeto de aprendizagem gamificado 2D na modalidade EAD para o desenvolvimento de competências profissionais
Martinez, Claire Stele Marambio (2019)Este estudo é fruto da pesquisa realizada como parte de mestrado em educação e novas tecnologias, na linha de pesquisa formação de professores mediante os desafios impostos pelas tecnologias que envolveu a construção e ... -
Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
Sobreiro, Jason Antonio Pedroso (2017)Considerando que a desmotivação dos alunos em sala de aula no ensino superior é um dos grandes desafios que os professores sempre enfrentaram, torna-se, mais do que nunca, necessário buscar alternativas que possibilitem ... -
Propostas para minimizar a evasão em educação a distância
Kowalski, Alcimar Roberto (2020)Essa pesquisa que tem como tema a Evasão em Educação a Distância (EaD) e está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional - Uninter no âmbito da linha ... -
O uso do minecraft como dispositivo de mediação tecnológica no ensino de história
Torquato, Nilton Maurício Martins (2018)A pesquisa trata do uso de um videogame, o Minecraft, como um dispositivo capaz de ser usado pedagogicamente na matéria de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Como a pesquisa se originou na prática docente do ... -
Youtube como ferramenta de educação não formal: boas práticas para a produção de vídeos educativos com base nos aspectos da linguagem de youtubers
Stadler, Pâmella de Carvalho (2019)O YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos on-line, tem, como principais produtores e difusores de informações, os youtubers, indivíduos que produzem vídeos e os compartilham na web. Os youtubers, com o passar dos ...