Browsing Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias by Title
Now showing items 208-217 of 217
-
O Uso do arduino em sala de aula no experimento do pêndulo simples de Galileu Galilei
(2019)Esta dissertação traz como objetivo principal mostrar a elaboração de um experimento com o uso do Arduino e materiais recicláveis para o ensino de conteúdos de Física no Ensino Superior e o engajamento dos alunos em um ... -
O uso do minecraft como dispositivo de mediação tecnológica no ensino de história
(2018)A pesquisa trata do uso de um videogame, o Minecraft, como um dispositivo capaz de ser usado pedagogicamente na matéria de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Como a pesquisa se originou na prática docente do ... -
A utilização da robótica com materiais recicláveis como proposta de ensino e aprendizagem no ensino médio
(2018)O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados analisados de um projeto de robótica com duração de 80h em uma escola do ensino médio técnico em Curitiba. No contexto da robótica existe a plataforma do ... -
A utilização das plataformas de redes sociais digitais pelos professores de direito do trabalho
(2023)A presente dissertação, integrante do Projeto “Redes Sociais Digitais e Educação”, abrangido pelo Grupo de Pesquisa intitulado “Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem”, busca averiguar como a docência tem sido ... -
Utilização das redes sociais na educação cultural Caiçara
(2021)Este trabalho apresenta e analisa os potenciais usos e motivações das redes sociais na educação, com especial ênfase aos jovens de comunidades tradicionais. De cunho qualitativo, e parte integrante dos projetos de pesquisa ... -
A utilização das tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
(2020)A presente pesquisa observa o cotidiano escolar em suas nuances, considerando os referenciais teóricos a respeito da Educação, Tecnologia e Geografia. Constata que a discussões que versam os temas, estão permeadas por ... -
Utilização do facebook como ferramenta pedagógica para trabalhar a temática ambiental em curso superior de tecnologia
(2016)Esta pesquisa tem como objetivo central investigar as possiblidades (viabilidade, funcionalidade e possíveis estratégias) da utilização da rede social Facebook como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem ... -
Utilizando a gamificação e a metodologia de ensino de Singapura para trabalhar com as operações matemáticas básicas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2019)O objetivo principal deste estudo (produto) foi desenvolver um jogo que trabalhasse com as operações matemáticas básicas e as frações no Ensino Fundamental e que pudesse ser aplicado facilmente nas escolas brasileiras, ... -
Vulnerabilidades (que adentram) no cenário educativo: mapear para discernir e intervir
(2022)O presente estudo apresenta uma análise sobre vulnerabilidades e tecnologia visando prover sustentação filosófica e epistêmica na elaboração de um sistema web para mapear vulnerabilidades multidimensionais de estudantes ... -
Youtube como ferramenta de educação não formal: boas práticas para a produção de vídeos educativos com base nos aspectos da linguagem de youtubers
(2019)O YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos on-line, tem, como principais produtores e difusores de informações, os youtubers, indivíduos que produzem vídeos e os compartilham na web. Os youtubers, com o passar dos ...